acidose metabólica
PACIENTE CRITICO
MANAUS/AM
2014
ANDREIA BEZERRA
ELIANAY SOUZA
NATACHA
ACIDOSE METABÓLICA
MANAUS/AM
2014
INTRODUÇÃO
A Acidose Metabólica é um distúrbio o equilíbrio ácido-Base muito frequente em pacientes gravemente enfermos Internados em unidades de terapia intensiva.Frequentemente esse distúrbio está relacionado a patogênese de doenças graves, associados sinais e sintomas. Ele é um marcador de prognostico ruim.
ACIDOSE METABOLICA
A acidose metabólica é uma acidez excessiva do sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de bicarbonato no sangue.
Quando um aumento do ácido ultrapassa o sistema de amortecimento do pH do corpo, o sangue pode acidificar-se. Quando o pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais profunda e mais rápida, porque o corpo tenta libertar o sangue do excesso de ácido diminuindo o volume do anidrido carbónico.
Finalmente, também os rins tentam compensá-lo por meio da excreção de uma maior quantidade de ácido na urina. Contudo, ambos os mecanismos podem ser ultrapassados se o corpo continuar a produzir demasiado ácido, o que conduz a uma acidose grave e finalmente ao coma.
CAUSAS
As causas da acidose metabólica podem agrupar-se em três categorias principais.
Em primeiro lugar, a quantidade de ácido no organismo pode aumentar devido à ingestão de um ácido ou de uma substância que ao metabolizar-se se transforma em ácido. A maior parte das substâncias que causam acidose ao ser ingeridas consideram-se venenosas. Os exemplos incluem o álcool de madeira (metanol) e os anticoagulantes (etileno glicol). Contudo, mesmo uma sobredose de aspirina (ácido acetilsalicílico) pode provocar acidose metabólica.
Em segundo lugar, o corpo pode produzir quantidades crescentes de ácido através do metabolismo. O organismo pode produzir um excesso de ácido em consequência de várias doenças; uma das mais significativas é a diabetes mellitus tipo I. Quando a diabetes está mal controlada, o corpo