Acidos graxos
Definição: Ácido graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. São considerados componentes orgânicos, ou em outras palavras, eles contêm carbono e hidrogênio em suas moléculas.
Acido graxo saturado: carbono ligado a carbono com ligação simples
Composição química: Eles contêm carbono e hidrogênio em suas molécula, ou seja,carboxílico (COOH) de cadeia alifática.
Funções: Ácidos graxos essenciais que são necessários para manter os níveis saudáveis de lipídios no sangue. Eles também são necessários para uma coagulação sanguínea adequada e para regular a pressão arterial. Outra função importante é o controle de inflamações nos casos de infecção ou lesão. Os ácidos graxos essenciais também podem ajudar o sistema imunológico a reagir adequadamente. São também utilizados como fonte de energia para o funcionamento de nosso corpo.
Fontes alimentares: Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas incluem banha, bacon, toucinho, manteiga, leite integral, creme de leite, ovos, carne vermelha, chocolate e gorduras sólidas.
Consequências caso haja consumo exagerado: O excesso de ingestão de gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol no sangue e aumentar o risco de desenvolver doença arterial coronariana.
Ácido graxo insaturado
Acido graxo insaturado: Carbono ligado a dois carbos com ligação dupla. O nome do ácido indica quantas insaturaçoes, onde é a insaturação na cadeia, etc... No caso de apenas uma dupla ligação na cadeia, o ácido graxo é denominado monoinsaturado, no caso de duas ou mais ligações, chama-se poliinsaturado. Portanto, é subdivido em 2.
Monoinsaturados: Apresentam apenas uma ligação dupla na cadeia.
Funções: Pesquisas relatam que o consumo de gorduras monoinsaturadas é benéfico na redução do colesterol LDL, também conhecido como "mau" colesterol, como também diminui o risco de se desenvolver doenças cardíacas.
Fontes alimentares: Os ácidos graxos monoinsaturados são encontrados no abacate, nozes, azeite de