Acidos graxos
Ácidos Graxos
Ácido graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. São considerados componentes orgânicos, ou em outras palavras, eles contêm carbono e hidrogênio em suas moléculas. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São altamente solúveis em água, e podem ser usados como energia pelas células. São classificados em monoinsaturados, poli-insaturados, ou saturados. Forma Estrutural:
[pic]
Ácidos Graxos Essenciais
Um ácido graxo essencial é um ácido graxo poli insaturado que é sintetizado por plantas, mas não pelo corpo humano e, portanto, deve ser incluso na alimentação. Os ácidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico. Ômega-3, ômega-6, ômega-9.
Ácidos Graxos Cis e trans
Os AG trans são originados pelo processo de hidrogenação, onde ocorre a eliminação de duplas ligações da cadeia de carbono dos AG e inversão da disposição dos átomos de hidrogênio, modificando a estrutura do ácido graxo e dando assim origem aos ácidos graxos trans. Esta reação é realizada para converter óleos vegetais líquidos em gorduras sólidas ou semissólidas, sendo utilizada na fabricação de margarinas, gordura para fritura, massas, sorvetes, bolos, salgadinhos de pacote, biscoitos, batata-frita, dentre outros alimentos industrializados.
Gorduras trans
Geralmente contidas nos produtos industrializados como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote e biscoitos servem, tanto para melhorar a consistência de alguns alimentos como também para prolongar a validade deles nas prateleiras dos supermercados. É a gordura vegetal hidrogenada. O consumo excessivo desses tipos de alimentos pode provocar danos à saúde, já que reduzem os níveis de colesterol bom (HDL) e aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL), contribuindo para o aparecimento de placa de gordura em veias e artérias (arteriosclerosa).
Os AG cis possuem uma configuração estrutural em que os dois átomos de hidrogênio,