Acidentes e doenças de trabalho
Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da Segurança no Trabalho, assim evitando acidentes e doenças dentro da organização, mostrando que atualmente torna-se um grande desafio para as empresas conforme dados de alto índice de acidentes no trabalho.
Vale ressaltar que a segurança do trabalhador não depende somente da empresa disponibilizar os EPI e EPC, mas também do trabalhador que deve ter a consciência de tal utilização e seguimento das normas da organização para a prevenção dos acidentes
ACIDENTES E DOENÇAS DE TRABALHO
ACIDENTES DE TRABALHO
Nos dias atuais os grandes desafios para as organizações são as prevenções de acidentes no trabalho e doenças no trabalho, conforme divulgação no site brasil.gov.br, ocorrem anualmente 700 mil casos de acidentes de trabalho, sem levar em consideração os casos não notificados, gerando assim grandes gastos para o país brasileiro.
De acordo com art.19 da lei nº 8213/91 o conceito de acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Devemos levar em consideração que doenças que surgem devido a função exercida dentro da organização também é considerada acidente de trabalho. Existe a questão Prevencionista e seu objetivo é detectar e prevenir os futuros acidentes, com o intuito de garantir a segurança do colaborador sendo que dependerá do ato inseguro ou da condição insegura.
Ato Inseguro: É provocado pelo colaborador, por violar os procedimentos da organização, não utilizando os EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Condição Insegura: É aquela que o ambiente local proporciona a condição insegura, ocasionando o acidente de trabalho, sendo ela a condição física ou mecânica.
Os acidentes de trabalhos são divididos em:
Acidente típico: São todos os acidentes que