Acidente de trabalho
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
TECNOLÓGICO EM PETRÓLEO E GÁS
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
“ACIDENTE DE TRABALHO”
ARACAJU
AGOSTO, 2010
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho, ministrada pelo Prof. Jorge Emerson Neri Braga, no 5º período, na turma N02.
ARACAJU
AGOSTO, 2010 1. INTRODUÇÃO
Segundo a Cartilha de Prevenção a Acidentes de Trabalho do SESI, estima-se que, no Brasil, as micro e pequenas empresas representem 98% do total de empresas existentes, ou seja, 4,1 milhões. Só na indústria, elas concentram 46,20% do número total de trabalhadores formalmente contratados, daí a sua importância para a economia nacional. A contribuição que essas micro e pequenas empresas oferecem para a redução do número de acidentes e doenças decorrentes do trabalho significam maior competitividade, redução de custos e melhoria das condições e dos locais de trabalho. Sob todos os aspectos analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade. Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos que são bem elevados para o País, considerando apenas os dados do trabalho formal. Neste trabalho analisaremos como ocorrem esses acidentes e doenças e também a melhor forma de preveni-los, visando sempre à preservação do bem-estar e da saúde do trabalhador.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 - DEFINIÇÕES ACIDENTE DE TRABALHO - É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda, ou ainda a redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. CONCEITO PREVENCIONISTA