acidente de trabalho
No Brasil temos 410 mil acidentes de trabalho por ano, que matam quatro mil brasileiros e custam R$ 32 bilhões ao país.
E o número de casos são assustadores, e vem crescendo mais infelizmente é a resposta do descuido de boa parte das empresas com as normas de segurança com seus colaboradores.
A cada cem trabalhadores na região Sudeste um é portador de LER lesão por esforço repetitivo, doença que atinge profissionais na faixa etária, entre 30 e 40 anos de idade e ataca principalmente bancários, metalúrgicos e operadores de telemarketing.
Uma boa parte dessas doenças é depressiva levando em conta também estresse, cansaço físico e mental. No campo, o agrotóxico é o vilão, os agrotóxicos estão em sétimo lugar em número de acidentes com substâncias químicas e em primeiro no número de mortes.
Na área rural, as doenças do trabalho têm como causa o agrotóxico que passa a ser o principal vilão, porque os trabalhadores do campo no Brasil são os que estão mais sujeitos a exposição aos seus efeitos nocivos.
Os acidentes do trabalho podem ser diminuídos com a conscientização e com Palestras educativas feitas por profissionais da área de Segurança do Trabalho para conscientizá-lo que é a vida dele que está em risco.
Nem todas as empresas possuem profissionais da área de Segurança do Trabalho, também não dão treinamento adequado pela quantidade de colaboradores que empregam, e pelo seu grau de riscos.
A prevenção de acidentes do trabalho é uma da ferramenta mais importante para evitar a incapacitação de milhares de trabalhadores, muitas empresas não entendem a prática como um investimento compensativo vê apenas como gastos. Enquanto este quadro não mudar será difícil conseguir reduzir o número de acidentes de trabalho no Brasil além, de diminuir os custos e prejuízos torna a empresa mais competitiva, auxiliando na sensibilização de todos para o desenvolvimento de uma consciência