acelerometros
O acelerômetro é um transdutor de aceleração que converte um sinal mecânico (força) em um sinal elétrico proporciona a aceleração do sistema. O acelerômetro e um dispositivo do tipo inercial q indica aceleração de acordo com o deslocamento do eixo referente, ou seja possui uma massa sísmica que tende a ficar parada.
Acelerômetros são aparelhos que podem funcionar a partir de distintos efeitos físicos e tem, portanto, uma vasta banda de valores de aceleração e freqüência que são capazes de mensurar, logo tem uma gama de aplicações bastante elevada. Esses dispositivos são usados principalmente em sistemas de posicionamento, sensores de inclinação, bem como sensores de vibração. Uma aplicação bastante conhecida de acelerômetros são as telas de aparelhos celulares que se ajustam de acordo com o ângulo que fazem em relação à aceleração da gravidade.
• Tipos mais comuns de acelerômetros
Existe vários tipos de acelerômetros, mas iremos abordar somente os três principais que são os acelerômetros de material piezo-resistivo, acelerômetro de material piezelétrico e o acelerômetro de capacitância.
• Acelerômetro de material piezo-resistivo
O acelerômetro piezo-resistivo possui uma viga em balaço com sua base envolto por materiais piezo resistivo, quando esse material sofre uma torção, ele altera sua resistência proporcionalmente. As principais vantagens deste sensor são: Geometria simples, de construção fácil, pode medir baixas vibrações, baixo amortecimento (quase zero em baixas frequências) e possui um baixo custo no mercado.
A principal desvantagem é a calibração quanto a temperatura e offset.
Figura 1: Acelerômetro de material piezo-resistivo
• Acelerômetro de material piezelétrico
Este tipo de Transdutor sobre efeito da aceleração, produz uma tensão devido a compressão ou cisalhamento em um cristal piezelétrico.
A diferença de potencial gerado pelo cristal piezelétrico é proporcional à aceleração.
Um acelerômetro piezelétrico