O acelerômetro
Ensino Médio
1° ano T1
Trabalho de Física
Acelerômetro
Componente:
Francisco Thalles Fernandes de Oliveira
Professor:
Thiago
Fortaleza, 1 de março de 2013.
➢ Introdução
Essa pesquisa tem como objetivo informar ao leitor as diversas funções e os princípios básicos de um acelerômetro, aparelho usado para medir a aceleração.
➢ Desenvolvimento
Cada vez mais empregado nos aparelhos eletrônicos portáteis, o acelerômetro possibilita uma nova interação com a máquina. Muito mais que avaliar a posição relativa do aparelho e ajustar o visor do celular, o instrumento que mede acelerações está abrindo um leque de alternativas inovadoras. Mas no que se baseiam os acelerômetros? Entenda melhor seu funcionamento e prepare-se para o que ele vai nos oferecer em um futuro próximo.
O acelerômetro é um instrumento usado para medir a aceleração de um corpo. Dependendo da complexidade do acelerômetro usado, que varia de acordo com o número seus eixos, ele também pode medir a direção dessa força.
[pic] [pic]
Existem vários tipos de acelerômetros que podem detectar a aceleração de maneiras diferentes como por indução magnética, piezoeletricidade ou usando sensores ópticos e térmicos. O principal objetivo de um sistema que usa acelerômetros é proteger dados no HD. Quando um notebook está caindo, por exemplo, o sistema é responsável de detectá-lo e fazer com que as cabeças de gravação travem em posição, evitando que os dados sejam perdidos no impacto com o chão. Nos carros, o acelerômetro exerce uma importante função ao controle de estabilidade ao calcular as forças em que o veículo está sendo submetido, além de auxiliar na orientação do GPS. Além de mais barato, o