Acelerometro
ACELERAÇÃO
Brian Gobetti Soares
Maicon Barros Ramos
Maicon de Matos Boaventura
O QUE SÃO?
Os sensores de aceleração, também conhecidos como acelerômetros, tem por finalidade medir a variação da aceleração dos equipamentos onde são instalados, analisando, por exemplo, vibrações de maquinas.
FUNCIONAMENTO
Os sensores de aceleração calculam e analisam a intensidade da aceleração, transformando-a em sinais elétricos.
FUNCIONAMENTO
No caso de um Airbag, a aceleração necessária para acionamento do dispositivo é de duas vezes a aceleração da gravidade.
TIPOS DE ACELERÔMETROS
PIEZOELÉTRICOS
São os transdutores mais largamente usados para converter a aceleração do movimento vibratório em um sinal elétrico proporcional, para propósito de medição, monitoramento e controle. Porém, estes acelerômetros não permitem medidos de estado constante, como a força da gravidade de terra, ou transientes muito lentos, como aceleração ou frenagem de automóveis.
TIPOS DE ACELERÔMETROS
CAPACITIVOS
Os acelerômetros de Air Bag são atualmente, em sua maioria, capacitivos. Consiste de um sistema massa-mola bem como um sistema para medir deslocamento e um circuito de condicionamento de sinal apropriado. A massa é uma barra de silício, e o sistema de mola é implementado pelas quatro restrições que se unem a cada canto da massa. Elas respondem a acelerações que ocorrem na linha com o comprimento da massa. Quando uma aceleração ocorre, a massa move-se com respeito às terminações ancoradas nas restrições.
TIPOS DE ACELERÔMETROS
PIEZOTRANSISTOR
Contém uma caneta ligada a uma massa sísmica. A ponta afiada da agulha está em contato com a área sensível-a-stress da junção PN de um transistor. A força desenvolvida devido à aceleração é transmitida para a caneta, cuja aresta afiada desenvolve uma tensão concentrada no semicondutor. As características elétricas do transistor são alteradas, causando uma alteração da corrente do circuito elétrico.
TIPOS DE ACELERÔMETROS