Acelerômetros
Um acelerómetro consiste num instrumento ou dispositivo utilizado para medir a aceleração. De um modo geral, um dispositivo sensível à aceleração designa-se por acelerómetro.
Consiste num objeto que possui um grau de liberdade relativo em relação ao seu próprio eixo, ao qual se encontra ligado por uma saliência. A esta liga-se o objeto a estudar. Quando este sofre uma aceleração, o peso, por efeito da inércia, tende a conservar a sua velocidade, deslocando-se em relação ao eixo. A magnitude deste deslocamento dá uma medida da aceleração.
Os primeiros acelerómetros eram basicamente sistemas mecânicos construídos com molas ou giroscópios. Hoje em dia, existem desde acelerómetros de estado sólido, muito pequenos e sem peças móveis, que podem ser facilmente utilizados nas condições mais extremas, aos acelerómetros que utilizam lasers e fibras óticas, o que permite atingir precisões nunca antes alcançadas.
Os acelerómetros são usados em sismógrafos, em sistemas de navegação automática para aviões militares e em sistemas de medida ou registo de impactos.
Acelerômetro Digital
O acelerômetro consiste em um dispositivo micro eletromecânico (MEMS) que utiliza-se de nanotecnologia para construção de sensores que medem a grandeza de aceleração em objetos.
Para conseguir efetuar a leitura desta grandeza, este componente possui em seu interior uma massa móvel contendo várias placas que interagem com placas fixas ao ci, formando desta maneira um sistema capacitivo que altera o valor da capacitância conforme o movimento da massa móvel, ou seja, a cada movimento no componente temos uma informação disponível relacionada a um dos eixos.
Os acelerômetros podem apresentar duas formas de interfaceamento, sendo, digital ou analógico, nos analógicos as saídas correspondentes aos eixos informam a grandeza variando o nível de tensão DC no pino correspondente ao seu eixo, já no caso dos acelerômetros digitais, esses valores são transferidos via comunicação serial,