ACELERÔMETROS
Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Medições do Curso de Engenharia Mecânica do Departamento de Engenharia Mecânica, Setor de Tecnologia, da Universidade Federal do Paraná.
CURITIBA
2014
ACELERÔMETROS
Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Medições I do Curso de Engenharia Mecânica do Departamento de Engenharia Mecânica, Setor de Tecnologia, da Universidade Federal do Paraná.
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 ACELERÔMETROS 5
2.1 CARACTERÍSTICAS 5
2.2 TIPOS DE ACELERÔMETRO 6
2.3 MEMS – SISTEMAS MICROELETRO-MECÂNICOS 7
2.4 APLICAÇÕES 7
3 CONCLUSÃO 9
4 REFÊRENCIAS 10
5 ANEXOS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca trazer um conhecimento básico acerca dos acelerômetros, o seu conceito, os princípios relativos aos principais tipos de acelerômetros disponíveis atualmente e suas tecnologias e mostrar um pouco da vasta gama de aplicações em que podem ser empregados.
2 ACELERÔMETROS
Os acelerômetros são dispositivos desenvolvidos para serem capazes de medir a aceleração à que está sujeito. Ao medir essa aceleração podem-se determinar os esforços sobre esses dispositivos ou componentes em que estejam fixados.
O modo básico de funcionamento do acelerômetro é ter uma parte fixa e outra, móvel, enquanto o conjunto estiver em equilíbrio ele não medirá nada, porém quando alguma força externa age sobre ele, a parte móvel sofrerá um movimento relativo em relação à parte fixa e desse movimento seremos capazes de medir sua aceleração. A partir da Segunda Lei de Newton podemos determinar a partir da aceleração a intensidade e direção da força atuante sobre o conjunto.
O aumento do uso destes produtos se deve ao baixo custo e redução de tamanho que se obteve com as novas tecnologias de sua fabricação, principalmente o desenvolvimento