Acelerômetro
Os acelerômetros são sensores ou transdutores que medem acelerações.A aceleração é uma medida de quão rapidamente a velocidade varia e pode ser obtida segundo uma, duas ou três direções, utilizando acelerômetros uni, bi ou triaxiais, respectivamente
Geralmente, eles são constituídos por uma massa de reação suspensa por uma estrutura estacionária. Este aparelho pode ser visto como um transdutor massa-mola, que se encontra no interior de um sensor, que por sua vez está unido ao corpo.Sempre que este acelera, a inércia faz com que a massa resista.A força exercida pela massa é equilibrada pela mola e , como o deslocamento permitido pela mola é proporcional à força aplicada, a aceleração do corpor é proporcional ao deslocamento da massa.
TIPOS DE ACELERÔMETROS
Acelerômetros Piezoelétricos Os cristais piezelétricos são cristais sintéticos ou naturais que produzem carga quando são comprimidos ou flectidos. Uma massa inercial sob aceleração causa força de compressão ou cisalhamento de um cristal piezoelétrico.A diferença de potencial gerada pelo cristal piezoelétrico é proporcional à aceleração.
Estes acelerômetros são usados nas medidas de vibrações de média a alta frequência, em medidas de acelerações de alto “g”, e são bastante usados em motores, máquinas e sistemas rotativos. Como vantagem, eles podem operar a altas temperaturas e não é necessário uma recarga de energia, pois os cristais piezoelétricos são auto-geradores.Como desvantagem, ele apresenta uma baixa sensibilidade.
Abaixo, são apresentados alguns tipos de acelerômetros piezoelétricos.
Acelerômetros Capacitivos Os acelerômetros capacitivos utilizam um mecanismo de detecção conhecido como um sensor capacitivo de aceleração, para medir tanto a aceleração estática como as forças de acelerações dinâmicas.
Os sensores capacitivos de aceleração contribuem para a capitação de toda a energia de aceleração estática e dinâmica. A construção básica deste mecanismo é