Aceitação de mandioca
Anderson José Braz Barbosa1, Antônio Gutemberg Gomes Rodrigues1, Emerson Alisson Bezerra Lau1, Emiliano Maciel Mendes Medeiros1, Roberto da Silva Freitas1, Alison Bruno Borges de Sousa2.
1 Estudantes do Curso Técnico em Agroindústria – IFPE – Campus Afogados da Ingazeira
2 Professor – IFPE - Campus Afogados da Ingazeira
Resumo: O estudo objetivou conhecer o perfil do consumidor de mandioca doce ou de mesa, também conhecidas como aipim, macaxeira ou mandioca mansa. Foi analisado o perfil do consumidor; a frequência do consumo; os locais de consumo; e a influência do preço e qualidade na hora de adquirir este produto, e ainda se o consumidor gostaria de adquirir este produto minimamente processado; e por ultimo foi perguntado ao consumidor qual outro produto ele gostaria de se ter no mercado seguindo a ideia dos produtos minimamente processados. INTRODUÇÃO
O Brasil ocupa a segunda posição na produção mundial de mandioca (12,7% do total). Cultivada em todas as regiões, tem papel importante na alimentação humana e animal, como matéria-prima para inúmeros produtos industriais e na geração de emprego e de renda.
As cultivares de mandioca são classificadas em: 1) doces ou de “mesa”, também conhecidas como aipim, macaxeira ou mandioca mansa e normalmente utilizadas para consumo fresco humano e animal; e 2) amargas ou mandiocas bravas, geralmente usadas nas indústrias, para produção de farinha e fécula.
Há no mercado grande tendência da procura de produtos minimamente processados, (descascados, picados, torneados e ralados, dentre outros processos, mas mantidos no estado fresco e metabolicamente ativos), pela facilidade de seu preparo e por as pessoas estarem cada vez mais ocupadas e não dispor de tempo para preparar de seus alimentos.
METODOLOGIA
Por meio de questionário, composto pro dez questões, aplicado nas cidades de Afogados da Ingazeira,