Bacharel
Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. Não podemos esquecer que a agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc. (QUEMEL2007)
A produção agroecológica é realizada em estabelecimentos rurais familiares, exigindo maior mão de obra que a produção realizada de forma intensiva e convencional (PORTO, 2002). Segundo ALMEIDA et al. (2002), um dos maiores desafios para a agropecuária brasileira, nesse início de século, é encontrar meios para tornar a pequena propriedade ecológica economicamente sustentável.
A existência de poucas tecnologias apropriadas a sua realidade e/ou a falta de acesso a essas tecnologias têm levado ao uso de práticas ecológica e tecnicamente incorretas com consequente empobrecimento dos solos agrícolas, redução da produtividade e descapitalização dos produtores. Uma das alternativas que se apresentam para reduzir o esforço e a mão de obra das operações agrícolas sob a forma agroecológica é a adequação da mecanização voltada para esse sistema produtivo.Nos últimos anos, o crescimento da produção agroecológica no mundo variou de 5 a 50% ao ano, dependendo do país. Estima-se que a área ocupada com agricultura orgânica no Brasil seja de apenas 100.000 ha, mas se for considerado que, em 1990, essa ocupava apenas 1.000 ha, o aumento da área cultivada na última década foi de 9.900% (DAROLT, 2001).
O consórcio de culturas é uma prática muito importante no Brasil se destacando como grande alternativa para redução de perdas, um maior aproveitamento da área, aumentando os ganhos obtidos com as culturas. Uma das grandes alternativas de consórcio é a utilização da mandioca junto