Accountability E Controle Social
Jan/Jun 2004
Accountability e Controle Social: Desafio à Construção da Cidadania
Ely Célia Corbari*
Resumo: A busca pela cidadania requer que cada cidadão entenda o seu papel na sociedade, conhecimento este que se adquire através da participação consciente e ativa nessa sociedade. O
Estado também tem papel importante na medida em que propicia informações úteis e tempestivas a toda população. Neste sentido, a accountability e o controle social têm importância fundamental para a construção da democracia.
Palavras-chave: Accountability; Controle Social; Cidadania.
1 Introdução
A sociedade tem se tornado cada vez mais crítica em relação aos serviços e aos produtos disponibilizados pelo poder público. Dois fatores contribuem fortemente para isso: o contato com melhores produtos e serviços ofertados pelo mercado em geral e os anúncios publicitários divulgados pelos meios de comunicação.
Em virtude do fácil acesso e da força de persuasão que possuem com o fim de atrair clientela ou de suscitar uma determinada reação nos telespectadores, os meios de comunicação acabam influenciando a sociedade em sua maneira de compreender a vida, o mundo e a sua própria existência, sobretudo no que se refere às suas motivações, aos seus critérios de escolha e de comportamento.
Esse acesso à informação e a grande pressão para que as organizações busquem mais eficiência, eficácia e efetividade em suas atividades – exigências que se intensificaram a partir da década de 70 – colocaram as administrações públicas sob enorme pressão, de tal forma que a prosperidade ou mesmo a sobrevivência de uma organização depende da sua habilidade em prever mudanças e reagir positivamente a elas.
Buscando acompanhar as transformações ocorridas mundialmente em virtude do desenvolvimento tecnológico e da globalização econômica, o poder público alterou seu modelo estatal de Administração Pública Burocrática para Administração Gerencial.
O primeiro enfatiza os