trabalho de PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Accountability é um conceito da esfera ética com significados variados. Frequentemente é usado em circunstâncias que denotam responsabilidade civil, imputabilidade, obrigações e prestação de contas. Na administração, a accountability é considerada um aspecto central da governança, tanto na esfera pública como na privada, como a controladoria ou contabilidade de custos.
Na prática, a accountability é a situação em que "A reporta a B quando A é obrigado a prestar contas a B de suas ações e decisões, passadas ou futuras, para justificá-las e, em caso de eventual má-conduta, receber punições."[]
Em papéis de liderança, accountability é a confirmação de recepção e suposição de responsabilidade para ações, produtos, decisões, e políticas incluindo a administração, governo e implementação dentro do alcance do papel ou posição de emprego e incluir a obrigação de informar, explicar e ser respondíveis para resultar conseqüências positivas.
Definindo e delimitando o conceito de accountability
A gênese da noção de accountability é bastante discutida. Certamente, porém, a idéia de “holding accountable” – ou responsabilização – ganha centralidade na história política dos Estados Unidos. No Oxford English Dictionary pode-se encontrar três termos sinônimos – accountability, responsibility e answerability –, que são definidos, como foi notado com precisão por Jon Elster (1999), um tanto tautologicamente por meio de referências recíprocas.
Que a idéia de accountability refere-se ao controle e à fiscalização dos agentes públicos é comumente aceito.
Tipologias e modelos de accountability
Guillermo O’Donnell (1998, 1999 e 2003) foi, seguramente, o pioneiro na distinção e conceituação de diferentes formas de accountability. Sua classificação, considerada até hoje uma das principais referências na literatura de ciência política, estabelece uma diferenciação espacial entre accountability vertical e accountability horizontal.
A accountability