Trabalho de Planejamento e Controle Financeiro
JONAS COSTA DOS SANTOS
TRABALHO DE PLANEJAMENTO
E CONTROLE FINANCEIRO
Accountability
Rio de Janeiro
2015
Introdução
Accountabily é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladas ou a seus representantes.
Para todos os âmbitos da sociedade de accountability se aplica, na ética, tem-se a responsabilidade social, na administração pública ou privada.
História de Accountability
Accountability origina-se de termo latino accomptare (tomar em conta), derivado da forma prefixada computare(computar), que por sua vez deriva de putare(calcular). Esta palavra é uma extensão da terminologia usada em empréstimos financeiro.
Na prática, a accountability é a situação em que “A reporta a B quando A é obrigado a prestar contas a B de suas ações e decisões, passadas ou futuras, para justifica-las e, em caso de eventual má-conduta, receber punições”. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou.
Um dos primeiros estudiosos da accountability foi Frederic Mosher, que apresentou accountability como sendo sinônimo à responsabilidade objetiva ou obrigação de responder por algo. Accountability Vertical
É a atividade de fiscalização feita pelos cidadãos e sociedade procurando estabelecer formas de controle de baixo para cima, sobre os governantes e burocratas.
O accountability vertical ocorre quando os cidadãos controlam os políticos e governos através de plebiscito, referendo e voto, ou mediante o exercício do controle social – pressupõe uma ação entre desiguais. O accountability vertical refere-se à “transparência das gestões em relação aos eleitores que podem assim fiscalizá-las e puni-las, principalmente através do voto em eleições livres e justas” (Marcelo Amaral, 2007).