Documento 1 1
Arte no Brasil: uma história na pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até os dias de hoje. Fixada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofício, projetado no final do século XIX, seu espaço físico é muito bem preparado, amplo e iluminado. As obras de arte estão distribuídas ao longo de várias salas, organizadas por assunto. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado à mostra de longa duração.
É um espaço lindíssimo e muito agradável, onde é possível passar horas apenas apreciando as belas obras de arte que ela nos oferece. Foi possível observar também que, em alguns cômodos, em meio às demais obras do acerto, havia uma fotografia, uma pintura e uma escultura, todas retratando um mesmo tema, e ao lado um breve texto explicativo.
Uma das exposições que lá vi foi a da Arte no Brasil: uma história na pinacoteca de são Paulo. Essa exposição em si, foi pra mim uma das melhores, lá pude ver vários quadros. Na sala 1 havia uma quadro chamado América, de Stephan Kessler onde ele usava elementos simbólicos para representar uma ideia abstrata, tornando-a perfeita.
Na sala 2, vi uma paisagem belíssima, havia outros quadros mas essa foi a que eu mas gostei em particular. Nessa sala a maior parte dos quadros eram feitas por artistas chamados viajantes no século XIX, todas são paisagens do Brasil, feitas por estrangeiros vindos para cá.
A sala 3 foi a que eu mais gostei, nela havia quadros de pessoas quer foram importantes para o Brasil, uma delas foi a pintura do retrato da princesa, Dona Maria Amélia de Braga, a maneira como está vestida, e seus adornos realmente é o que mais chama a atenção na pintura, deixando-a assim muito linda.
Haviam várias outras salas mas as 3 primeiras foram as que mais chamaram minha atenção. A visita em si, foi incrível vi e aprendi muitas coisas sobre arte brasileira, e o processo de cultura.