Documento 1
Todos os metais não-nobres são altamente redutivos, logo, tendem à oxidação de modo a estabilizarem-se eletronicamente com a perda de elétrons da camada de valência.
2- O hidróxido de prata (AgOH) é um composto instável (base fraca), com tendências em se converter em óxido de prata (Ag2O), que em solução básica forma um precipitado pardo.
3- Equação envolvida: Ag2O + 4 NH4OH = 2[Ag(NH3)2]OH + 3 H2O
Na reação os cátions prata (Ag+) e amônia possuem mais afinidade isso ocorre porque os metais de transição tem uma tendência particular de formar íons complexos.
4- ?
5 - A prata em si não é considerada tóxica, mas muitos dos seus sais são venenosos. Se absorvidos pelo sistema circulatório, a prata metálica é depositada nos tecidos, provocando a argiria, que se mostra pela pigmentação cinza da pele e mucosas. Íons de prata e alguns compostos têm efeito germicida alguns sobre seres inferiores, sem a elevada toxidade que metais como chumbo e mercúrio apresentam para os seres humanos.
6- Anfótero é uma substância que se pode comportar como um ácido ou como uma base dependendo do outro reagente presente. Se estiver na presença de ácido, comportar-se-á como uma base; se estiver na presença de uma base, comportar-se-á como um ácido.
O hidróxido de chumbo II, pode ser constatado experimentalmente como um composto anfótero, logo que o mesmo reagem tanto em meio ácido, quanto em meio básico.
7- ?
8-?
9- ?
10- A "chuva de ouro" ocorre a partir da reação de Nitrato de Chumbo II (Pb(NO3)2) e Iodeto de potássio (KI). Essa reação resulta em um precipitado amarelo intenso (PbI2) que quando aquecido se solubiliza totalmente e com o resfriamento