ESTADO, MERCADO E POLÍTICA SOCIAL
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
CURSO DE GESTÃO PÚBLICA
Fernanda Madureira Cândido
Maria Letícia Fabiano Rodrigues Vale
ESTADO, MERCADO E POLÍTICA SOCIAL
Belo Horizonte
2013
Fernanda Madureira Cândido
Maria Letícia Fabiano Rodrigues Vale
ESTADO, MERCADO E POLÍTICA SOCIAL
Trabalho realizado como método avaliativo para a disciplina de Estado e Políticas Sociais, ministrada pela professora Geralda Luiza de Miranda, do curso de Gestão Pública da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Belo Horizonte
2013
RESUMO: Avaliar a relevância do tema – Participação da Sociedade – frente à formação do gestor público exige entendimento prévio democracia, como também do conjunto de instituições que essa dispõe para assegurar a inclusão da sociedade nas decisões políticas. Nesta discussão, também é necessário ressaltar a Reforma do Estado brasileiro, que tem adotado como estratégica a relação entre gerencialismo e controle social, sendo que o primeiro consiste na ideia de uma administração ágil e voltada aos interesses da sociedade e, o segundo, remete à ideia das possibilidades de controle sobre os governos e sobre a burocracia. Por fim, será importante evidenciar a centralidade da accountability nesse processo de via de mão dupla, uma vez que tende a proporcionar mecanismos de fiscalização e controle à sociedade – que estimulam a participação – e que, em resposta, faz com que o Estado abra sua administração e preste contas de seus atos.
Palavras-chave: Participação; sociedade; Estado; democracia, controle social, gerencialismo, accountability
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................................5
2 GERENCIALISMO,