Trabalho
A contabilidade de custos ao trabalhar diretamente com a tomada de decisão, cria a necessidade de se concebida sob uma abordagem sistêmica para solucionar os problemas ligados à decisão. Desta forma, faz-se necessário o responsável pela geração das informações utilize e domine certos conhecimentos originados em outras áreas, tais como: Psicologia, Física, Economia, Matemática, Estatística, etc., pois, só assim, será possível gerar informações relevantes que envolvem custos. Essa característica peculiar do que podemos chamar: Gestão de Custos voltada para as decisões futuras impõe aos contadores a necessidade de familiarizar-se ainda mais com todas as facetas da empresa e com problemas e questões dos mais diversos níveis organizacionais. A Contabilidade de Custos como sistema de informação, disponibiliza dados e informações necessários para que se efetue a medição do desempenho organizacional, seja ele de curto ou longo prazo, e isso ocorre em função da sua ligação direta com as funções de planejamento, orçamento e controle.
1
Gasto
Gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo, entre alguns exemplos de gastos podemos citar a aquisição e de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas dentre outras. Um gasto pode se transformar num investimento que sucessivamente se torna um custo e uma despesa.
Quando a Contabilidade Financeira registra os gastos ocorridos na empresa, ela os classifica, identifica, e os apresenta de acordo com a natureza de sua ocorrência, verificando ainda se estão relacionados ou não com a atividade produtiva. Esta é a etapa em que a contabilidade identifica a realização de ativos, não só a conversão deste em moeda em si, mas toda a realização que caracteriza transformação de um valor de uma para outra fase ou etapa do curso normal das atividades da empresa. Este é o momento em que a contabilidade sistematicamente