Acadêmico
Curso Relações Internacionais
Disciplina Geopolítica
Campo Grande / MS
2014
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande
Curso Relações Internacionais – 6º Semestre
Geopolítica
A Guerra Fria – Cortina de Ferro 1945 a 1989
Campo Grande / MS
2014
O Fim da Guerra Fria
Leonid Brejnev
Político russo (19/12/1906-10/11/1982). Nasceu em Kamenskoye. Formado em engenharia metalúrgica em 1935, preferiu seguir a carreira política e militar no Partido Comunista, do qual é membro desde 1931. Em 1952 é eleito membro do comitê central e do parlamento soviético.
Em 1964 sucede Nikita Kruchov como secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, posto que ocupou até morrer. Desenvolve a doutrina que leva seu nome, segundo a qual a União Soviética reserva-se o direito de intervir em outros países para garantir a manutenção do comunismo.
Substitui Nikolai Podgorni, político que presidiu a URSS desde 1965, na direção do Soviete Supremo. Também mantém esse cargo até morrer e é o primeiro a acumulá-lo com a direção do PCURSS. Durante a década de 70, dá continuidade à política de Kruchov, de coexistência pacífica com o Ocidente.
Brejnev foi reverenciado, inclusive por adversários das potências rivais, por tirar da União Soviética a face de vilã da Guerra Fria, e dar ao mundo um sinal de paz, ainda que mínimo, por meio de atitudes consideradas pacifistas para o cargo que ocupava, como a proibição de armas estratégicas e as políticas de distensão e cooperação. Ele também elevou o padrão social de seu povo, por meio de políticas públicas que iam de acordo com o ideal socialista. Entretanto, foi muito criticado, principalmente pelo Ocidente, pela estagnação na economia soviética que se deu durante o seu governo,