Abstracionismo
CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO
CURSO DE ENSINO MÉDIO
O ABSTRACIONISMO
Nome: Mirelle Gampert
Turma: 112
Passo Fundo, maio de 2014.
INTRODUÇÃO
O que é o abstracionismo?
O abstracionismo é um estilo artístico moderno, no qual é frequente o uso de formas irreconhecíveis para representar pessoas ou objetos. Muitas vezes, também se refere às formas de artes não utilizadas pela figuração do mundo, ou seja, que não representam uma realidade concreta. O abstracionismo, por sua vez, divide-se em dois tipos: o abstracionismo geométrico e o abstracionismo lírico.
Origens do abstracionismo e sua importância na história da arte.
O Abstracionismo foi um dos movimentos artísticos do modernismo, no começo do século XX, inicialmente na Alemanha. A arte moderna foi uma corrente que sucedeu o Renascimento, um importante movimento cultural, no qual muitos de seus artistas modernos se opuseram à herança renascentista. Apesar de outras correntes históricas (como o Romantismo, o Barroco) que sucederam mais estreitamente o Renascimento, este foi um movimento principalmente patrocinado pela burguesia do século XV, classe o qual estava em ascensão, e por isso buscava meios de se destacar nas classes mais nobres. Por isso investiram em artistas de todos os tipos, encomendando pinturas, esculturas, entre outras. Tudo para elevar sua classe ao patamar mais distinto, e portanto teve grande influência nos outros movimentos de arte que vieram depois dele.
O abstracionismo geométrico.
Como dito previamente, o abstracionismo em si divide-se em duas tendências. Uma delas é o abstracionismo geométrico, aonde as formas e as cores devem ser organizadas de tal forma que a composição resultante seja somente a expressão de uma concepção geométrica. As obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1974) são as mais representativas do Abstracionismo Geométrico, pois ele buscava o que existe de constante nos seres, apesar de eles