o abstracionismo
Alunas: Bruna Carolina Marqui Joara Mariana dos Santos Barbará
Turma: 302
INTRODUÇÃO
O presente trabalho mostrará uma das vanguardas artísticas europeias do inicio do século XX, o abstracionismo ou arte abstrata. Apresentando o que é o abstracionismo e o porquê do seu surgimento e onde surgiu, suas vertentes e influência em outras áreas, e os principais artistas dessas vertentes.
ABSTRACIONISMO
O abstracionismo é a forma de arte em que objetos, pessoas ou animais são representados através da fuga da realidade ou ainda não é tentado representar nada, mas sempre deixando ao leitor da obra a liberdade de ver o que a imaginação permitir, sem dar sentido as cores, forma ou linhas deixando o que se quer expressar irreconhecível.
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, mais precisamente na Alemanha nas academias de artes através de artistas da vanguarda europeia que não queriam retratar a realidade com exatidão e perfeição.
A arte abstrata existiu desde o princípio da civilização, passando por algumas fases de maior ou menor aceitação, houve um tempo em que a burguesia achava a arte abstrata uma afronta pois só havia rabiscos e não era possível observar nitidamente algo. Hoje a expressão é mais usada para nomear a produção artística do século XX.
A dois tipos de abstracionismo o lírico e o geométrico:
O abstracionismo Lírico é também chamado de expressivo pois teve influencia no expressionismo, representando o instinto o inconsciente e a necessidade exterior destacava-se as cores vibrantes e as linhas, é feito de forma mais livre, com despreocupação. Seu principal artista é kandinsk.
O Abstracionismo geométrico ou formal como pode ser chamado, ao contrário do abstracionismo lírico foca-se no raciocínio que depende da análise intelectual e científica tendo a concepção visível apenas de formas geométricas, usando mais da técnica e sem a intenção