Abstracionismo
Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca nem demonstra o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a idéia da arte como imitação da natureza foi abandonada...
A rigor, pode ser chamada de arte abstrata ou abstracionismo toda aquela que não se prende a uma representação fiel da natureza. Esse tipo de arte, portanto, existiu desde os primórdios da civilização, encontrando alguns momentos de maior ou menor aceitação.
Entretanto, o termo hoje é mais utilizado para designar a produção artística do Século 20, com seus movimentos de ruptura com a arte européia tradicional, que se baseava ainda, em grande medida, nas idéias renascentistas.
A maioria dos movimentos desse século valorizava a subjetividade na arte, permitindo distorções de formas que se chocavam, por exemplo, aos ideais do grande crítico renascentista Giorgio Vasari e sua crença no valor do artista intimamente ligado à própria capacidade de representar a natureza com o máximo de precisão possível. Fig.1: Sobre o branco II - obra abstrata de Kandinsky (1923)
(Musée National d´Art Moderne, Centre George Pompidou, Paris)
1.1 Conceito
Fig.2: Viagem ao centro da Terra, uma obra do abstracionismo modernista
Surgida há mais de 10000 anos atrás, a arte abstrata, conhecida também como Abstracionismo ou Elas estão descontroladas, é um movimento artístico que tem como principal característica a representação de muitas coisas em forma de salada de frutas, sopa de letrinhas, omelete ou strogonoff.
Fig. 3: A centopéia jantando com Adolf Hitler, de François Debruce, a maior obra do abstracionismo. (1942)
O abstracionismo é uma das formas de arte mais cultuadas atualmente, e com maior valor também. Existem obras da arte abstrata que valem milhões de dólares, como é o caso de A centopéia jantando com Adolf Hitler, criada pelo artista francês François