ABSTRACIONISMO
SUMÁRIO
Origem do Abstracionismo
Características do movimento
O Abstracionismo no Brasil
Artistas que se destacaram e obras: Piet Mondrian, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Paul Jackson Pollock
Abstracionismo informal – características
Artistas que se destacaram: Manabu Mabe, Tomie Ohtake
Abstracionismo geométrico – características
INTRODUÇÃO
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.
ORIGEM DO ABSTRACIONISMO
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista. Seu surgimento deve-se às experiências das vanguardas europeias, que rejeitaram a herança renascentista das academias de arte. Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.
CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO
A arte abstrata é a forma artística menos artística de todas, mas possui cores bem vivas. Muitas vezes as cores usadas são tão vivas que chegam a falar. As obras ganham uma vida também. Em alguns quadros abstracionistas, os riscos parecem lombrigas vivas. As obras abstracionistas devem ser bem abstratas, para que os admiradores possam entender coisa nenhuma. Esta é a característica principal da arte abstrata - incompreensibilidade. Apesar disto, nem tudo que é difícil de entender é abstrato.