1712 5289 1 PB
NA SAÚDE DA CRIANÇA∗
Regina Sá dos Reis∗∗
RESUMO
__________________________________________________________________________
Este artigo discute a influência exercida pelos aspectos sociais na saúde da criança, tendo como referência o conceito ampliado de saúde. A compreensão da determinação social da saúde visa subsidiar práticas mais efetivas, a partir de uma visão integral dos indivíduos, bem como da busca pela efetivação da cidadania, única forma de se garantir saúde.
Palavras-chave: produção social da saúde, criança, integralidade, cidadania.
ABSTRACT
__________________________________________________________________________
This article discusses the influence of certain social aspects on children's health, using a broad concept of health as a reference. The goal of understanding how social factors determine people's health is to support more effective practices, based on an integral view of individuals, as well as the to promote effective citizenship, which is the only way to truly ensure health.
Key-words: social production of health, child, integrality, citizenship.
O estudo da determinação social da saúde parte de um entendimento diferenciado e ampliado da mesma, não restrito apenas ao aspecto biológico que, embora tenha irrefutável importância, mostra-se insuficiente para abarcar a totalidade da saúde.
A partir desta constatação, o entendimento sobre o que vem a ser saúde deve superar a idéia de simples ausência de doença. A concepção aqui adotada, portanto, é a de saúde enquanto qualidade de vida.
A qualidade de vida depende e resulta de um conjunto de fatores que se combinam, tais como trabalho, renda, habitação, acesso a serviços, alimentação etc. Estudar o papel destes fatores na determinação da saúde é o objetivo deste trabalho, a fim de fornecer subsídios para uma leitura mais crítica das demandas que chegam aos serviços de saúde, favorecer o estabelecimento de posturas profissionais mais próximas da