aborto
Os aminoácidos são importantes para a vida do ser humano que possui vários tipos dessas substâncias com nomes diferente em seu corpo, são essas substâncias presentes no corpo do ser humano que tem algumas funções básicas que são indispensáveis na nossa vida, funções como agressividade, humor, concentração e até desejo sexual. Depois que uma proteína é consumida suas enzimas digestivas a quebram em aminoácidos.
Mas a verdadeira função desses aminoácidos é produzir mais de 50 mil proteínas que poderiam não existir sem essas substâncias, e conseguir produzir mais de 15 mil enzimas para o nosso corpo que não seria nada sem essas proteínas e minerais produzidos em grande quantidade pelos aminoácidos.
Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Os aminoácidos têm duas funções em suas estruturas:
Função amina: presença do grupo amino ─ NH2, que caracteriza a basicidade.
Função ácido carboxílico: presença do grupo carboxílico COOH, que caracteriza a acidez.
Por apresentar simultaneamente caracteres ácido e básico, os aminoácidos são denominados compostos anfóteros e reagem tanto com bases como com ácidos.
Os aminoácidos se classificam em essenciais e não essenciais. Os essenciais são indispensáveis para nossa saúde, mas o organismo humano não consegue sintetizá-los, é preciso então ingerir esses aminoácidos na forma de alimentos para não ocorrer uma desnutrição alimentar. Dentre os aminoácidos essenciais temos, por exemplo, a fenilalanina, histidina (para crianças e bebês), isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina , triptofano , valina . Suas funções são :
Fenilalanina – maior percursor da tirosina, melhora o aprendizado, a memória, o temperamento e o alerta mental. É usado no tratamento de alguns tipos de depressão. Elemento principal na produção de colágeno, também tira o apetite;
Histidina – absorve ultravioleta na pele. É importante