revolução francesa
Basicamente, revolução francesa foi um movimento político que se desenvolveu entre 1789 e 1799 na França e provocou grandes transformações políticas e sociais nesse país. Teve a participação de vários grupos sociais, desde burgueses até populações pobres da cidade, comerciantes e camponeses explorados pela servidão. Com um longo processo, a arcaica do Antigo Regime foi destruída, e a nobreza perdeu seus privilégios, burgueses tomaram o lugar dos nobres que conseguiram poder por meio econômico.
A revolução francesa é considerada por muitos o fim da idade moderna e o início da idade contemporânea.
Grandes desigualdades sociais
Em 1789, a França era o país mais populoso da Europa ocidental e estava dividida em 3 estados
Primeiro estado: Alto Clero e Baixo Clero
Segundo estado: Nobreza Cortesã, Provincial e Nobreza de toga
Terceiro estado: Camponeses, Pequena burguesia, Média e Alta Burguesia (constituía a maioria da população).
Problemas Econômicos
A economia francesa apresentava problemas em vários setores desde meados do século XVIII, setor de alimentos, têxtil e setor das finanças públicas também.
Necessidade de mudanças
O terceiro estado estava inconformado com a manutenção dos privilégios de clero e nobreza e passou a reivindicar a igualdade de todos perante a lei, com medo de perder seus privilégios, a nobreza e clero, pressionaram o rei a convocar a Assembleia dos Estados Gerais. Foi uma instituição parlamentar antiga, na qual participava os representantes dos 3 estados, em uma votação por estado, assim, clero e nobreza unidos sempre teriam 2 votos contra 1. O rei cedeu a pressão e convocou os Estados Gerais, e essa convocação foi devastadora por 2 motivos:
- O clero e a nobreza subestimaram a capacidade política do terceiro estado
- A convocação coincidiu com um momento de crise econômica, fome e desemprego. A população estava desesperada, isso favoreceu o terceiro estado e pela primeira vez a população teve