Resumo
O consumismo é o mal do século onde eclodiu no período das revoluções industriais e guerras, onde o plano do governo para os cidadãos era: Vamos as compras! A globalização destaca o surgimento de novas tecnologias, ou seja, a medida que surgiam produtos novos no mercado, as pessoas são motivadas as compras, de forma a esgotar os recursos naturais. Muitos destes produtos são comercializados com a seguinte estratégia: são fabricados para durarem pouco, justamente pelo fato de o consumidor querer comprar novamente, mas da próxima vez o modelo já não é o mesmo "agora possui a função touch screen". Na maioria das vezes por um simples detalhe o consumidor imediatamente fica insatisfeito com o que tem e busca sempre estar atualizado.
O consumidor é grande parte das vezes motivado a comprar algo que não possui tanta necessidade, mas devido ao fato de ser novo no mercado, de última geração acha que o que tem não é o suficiente. As pessoas são diariamente bombardeadas com propagandas de novos produtos, o marketing, capaz de mudar sua forma de pensar, tornando-as cada vez mais vulneráveis ao mercado, tornando- se uma pessoa alienada.
Fica evidente que a maneira em que as pessoas aceitam as regras ditadas pela globalização elas ainda vivem em um ambiente em que o poder político juntamente com o poder econômico tentam subordinar o país a um novo imperialismo, ou seja, o totalitarismo dos comportamentos padrões. Assim fazendo com o que o individuo tenha uma visão pequena das coisas e consequentemente acaba perdendo sua própria identidade.
Neste mundo podemos considerar que as informações são imprescindíveis pois não sabemos se todas as informações passadas são realmente reais e quando isso ocorre apenas a minoria tem a chance de ter o acesso a informações realmente verídicas acarretando a um desenvolvimento desigual. Enquanto uns crescem junto com a globalização outros vivem em uma evolução contrária e são exclusos pois não