aborto
ACADEMICOS
ABORTO
Marechal Cândido Rondon
2008
ABORTO
Relatório de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa, do curso de Direito da Unifass – Sistema de Ensino.
Orientador: Prof. Paulo Gilberto Giron, Msc.
Marechal Cândido Rondon
2008
RESUMO
Abortar é o ato de interromper a gravidez antes de o bebê atingir a capacidade de viver fora do organismo da mãe.
São várias as formas e métodos de aborto existentes atualmente, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Também são vários os pontos de vista a respeito do tema. Temos a lei que coíbe veemente, na maioria dos casos sem sucesso, a prática do aborto. Também tem a Igreja, com toda a sua força vem pregando que o aborto é um crime contra a vida de outra pessoa. Por outro lado, temos o lado social: as condições financeiras, o nível de instrução de todos no nosso imenso Brasil, onde a decisão de abortar pode ser tomada em qualquer lugar e a qualquer momento, pois sempre haverá uma clínica clandestina pronta a realizar a vontade da mulher.
Entretanto, tem aqueles que defendem a legalização do aborto. Assim, dizem, haverá um melhor controle e melhores condições estruturais para a mulher, em todos os sentidos, satisfazer sua vontade, praticando assim, um aborto seguro. Isso evitaria a morte de muitas mulheres que, com um pouco de irresponsabilidade, se submetem a práticas abortivas precárias em clínicas não legalizadas.
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1 - Você realizaria um aborto? 24
Gráfico 2 - Você conhece alguém que já abortou? 24
Gráfico 3 - Você é a favor da legalização do aborto? 25
Gráfico 4 - O aborto provocado deve realmente ser considerado crime, independente da situação? 25
Gráfico 5 - Nos casos de anomalias com o feto, como a anencefalia cerebral, deveria ser permitida a mãe a opção de abortar? 25
Gráfico 6 - Existem chás que são comercializados e são altamente abortivos, estes deveriam ser