GESTAO DO CONHECIMENTO
Definição de Gestão do Comportamento.
Segundo os autores Takeuchi e Nonaka (2008) Gestão do conhecimento é a criação constante de conhecimento propagando-o através da organização. A incorporação deste conhecimento pode ser realizada em vários campos da nossa vida.
Existem dois tipos de conhecimento, o explícito que pode ser encontrado em manuais e o tácito que é passado de pessoa para pessoa de acordo com a vivência.
Definição de Gestão do Conhecimento segundo HirotakaTakeuchi e IkujiroNonaka Gestão do conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas. Segundo os autores o conhecimento é formado por dois componentes principais:
Conhecimento Explícito é aquele que se pode identificar visualmente e que pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.
Conhecimento Tácito é aquele que não é facilmente visível e explicável, ele é pessoal e difícil de formalizar. É possível entender esse conhecimento por meio das intuições e palpites. Este conhecimento é passado por meio do convívio e troca de experiência entre as pessoas.
Para Takeuchi e Nonaka o conhecimento pode ser criado e compartilhado não só no em lugares físicos como uma sala de reunião, mas também em outros ambientes, como na sala de café, nos corredores e até mesmo virtualmente. Este local de criação de conhecimento é chamado de BA. O BA pode ser criado através das fronteiras organizacionais com os fornecedores, concorrentes, clientes, universidades, comunidades locais e até mesmo com o governo.
Visto que a sociedade deixou de ser industrial para se tornar uma sociedade do conhecimento, as organizações devem se adequar as exigências do mercado para serem bem sucedidas. Segundo Takeuchi e Nonaka, as empresas devem estar preparadas para as mudanças e devem criar conhecimento individual e