ABORTO
DISCIPLINA: ÉTICA E BIOÉTICA PROFº: MSc. VOLMAR
ACADEMICAS: BÁRBARA CAVALCANTE M. DE SOUSA
JESSICA LORRANY SOARES AMORIM FILGUEIRAS
TANIA LEAL FERREIRA LEMOS
SAMARA CRISTINA SOUTO DE ALMEIDA
Objetivo
O objetivo do trabalho a seguir é aprofundar nossos conhecimentos sobre o assunto abordado, para o melhor entendimento do mesma para melhor aproveitamento na disciplina.
Introdução
A indução do aborto é legalmente permitida no Brasil somente quando necessária para salvar a vida da mulher ou quando a concepção ocorreu a partir de estrupo. A penalidade para mulheres que se submetem ao aborto de forma ilegal varia de 1 a 10 anos de prisão; com a penalidade duplicada para aqueles que o praticam ou auxiliam (Código Penal Artigos 126-129, Decreto Lei N 2848 de 7 de dezembro e emendas em 1941e 1969). Apesar desta lei, a indução do aborto é amplamente praticada. Estimativas variadas apontam que entre 300.000 e 3,3 milhões de abortos ilegais são feitos a cada ano no Brasil.
O que é aborto?
Aborto é a interrupção precoce da gravidez, espontânea ou provocada, com a remoção ou expulsão de um embrião (antes de oito ou nove semanas de gestação) ou feto (depois de oito ou nove semanas de gestação), resultando na morte do concepto ou sendo causada por ela. Isso faz cessar toda atividade biológica própria da gestação.
Tipos de aborto:
Ameaça de aborto
Aborto acidental
Aborto espontâneo
Aborto frequente
Aborto induzido
Aborto completo
Aborto frequente
Aborto induzido
Aborto completo
Ameaça de aborto
Neste caso ocorre um sangramento com possibilidade de aborto oriundo de uma complicação que ocorre em cerca de 25% das gestações. Apesar do esforço clínico realizado na prevenção do aborto, o índice de acontecidos ainda é alto: cerca de metade dos conceptos é abortada.
Aborto acidental
Como o próprio nome já diz, é o que ocorre por