Musculação na prevenção a osteoporose
1.1 – Problema
A osteoporose é um dos maiores problemas de saúde pública dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estudos mostram que a atividade física é um importante fator na manutenção da massa óssea (BÁLSAMO, 2007).
Os exercícios com pesos constituem o mais eficiente estímulo conhecido para o aumento de massa óssea (DINÁC ET AL., 1996).
1.2 – Situação Problema
A prática de musculação (treinamento de força) é eficiente na prevenção e tratamento da osteoporose em idosos?
1.3 - Justificativa
A população mundial está ficando mais velha com o passar das décadas, devido ao aumento considerável do número de pessoas que chegam à terceira idade (ASTRAND, 1993 BÁLSAMO, 2007).
A osteoporose consiste em um dos maiores problemas de saúde pública dos países desenvolvidos e em desenvolvimento (BÁLSAMO, 2007).
A musculação é capaz de oferecer melhora na qualidade de vida do idoso, não sendo alcançado por qualquer outra modalidade terapêutica (FRONTERA; DAWSON; SLOVIK, 2001 APUD SIMÃO, 2009).
1.4 - Objetivos
1.4.1 - Objetivo Geral
Demonstrar a importância da musculação no aumento da densidade mineral óssea, prevenindo e tratando a osteoporose.
1.4.2 - Objetivos Específicos
Definir Osteoporose;
Definir Idoso;
Definir Musculação;
Relacionar a musculação como prevenção e tratamento da osteoporose em idosos;
1.5 - Hipótese
Acredito que a musculação seja a atividade física que promova o maior estímulo osteogênico, além de possibilitar uma melhor capacidade funcional do idoso, gerando independência e qualidade de vida.
2- REVISÃO DE LITERATURA
2.1 - Osteoporose
De acordo com o Consenso Brasileiro de Ostoporos (2002) citado por Balsamo (2007) a osteoporose é um distúrbio osteometabólico, caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea, levando a um aumento da fragilidade esquelética e, consequentemente, a um aumento no risco de fraturas. O