Atividade Fisica Osteoporose
INTRODUÇÃO
2
O QUE É A OSTEOPOROSE?
3
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE
4
CONCLUSÃO
6
BIBLIOGRAFIA
7
1
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi-me proposto no âmbito da disciplina de Educação Física para a realização de um exame referente ao módulo quinze (15).
Este trabalho tem como finalidade explicar o que é a Osteoporose e falar sobre o quão importante é o exercício físico nesta doença, sendo ela cada vez mais comum na nossa sociedade. Pretendo com o mesmo informar o leitor em relação ao tema que é bastante importante.
2
O QUE É A OSTEOPOROSE?
A Osteoporose é uma doença óssea caracterizada por baixa regeneração e/ou rápida degeneração óssea, gerando ossos pouco densos e frágeis. É duas vezes mais comum em mulheres do que em homens e mais comum após os 50 anos. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteçam fraturas espontâneas ou por trauma físico. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior.
A osteoporose aparece quando o corpo não possui mais cálcio suficiente para manter a estrutura dos ossos de forma perfeita, com isso os ossos se tornam quebradiços e as fraturas passam a ser uma ameaça real para a vida das pessoas.
Cerca de 15% do nosso corpo é formado por ossos, que consequentemente formam o esqueleto humano. A massa óssea chega ao auge entre os 20 e os 25 anos, em ambos os sexos e se mantém estável até por volta dos 35 anos. Mas depois disso, homens e mulheres começam a perdê-la. 3
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO DA
OSTEOPOROSE
A prevenção da Osteoporose começa desde criança, o cálcio é um elemento fundamental para a prevenção da mesma.
O peso de um músculo reflete a força exercida sobre os ossos, pelo que este é um fator determinante da massa óssea.
Os trabalhos mostram que a força do músculo sobre o osso causa microtraumas. É como se ao fazer uma atividade de impacto ocorressem