Os benefícios da atividade física na osteoporose
A atividade física é importante para prevenção e tratamento da osteoporose. Ela além de promover bem estar, melhora a qualidade de vida, aumenta a massa muscular e consequentemente a massa óssea. Durante a atividade física, com a contração da musculatura, ocorre deformação e o osso interpreta esta deformação como um estímulo à formação. Quando a inatividade o osso é reabsorvido em maior velocidade do que é formado, ocorrendo a osteoporose. Desta maneira, a prevenção da osteoporose deve ser um projeto ao longo da vida, no qual se comece estabelecendo hábitos e condutas saudáveis desde a infância, o que consequentemente repercutirá em benefícios que refletem numa redução dos índices de mortalidade e morbidade causados pelos possíveis problemas provenientes da osteoporose.
A atividade física tem sido descrita como uma das maneiras mais eficientes de se prevenir ou controlar doenças crónico-degenerativas como hipertensão arterial, doenças coronarianas, obesidade, ansiedade e osteoporose. As atividades físicas estão atualmente entre as principais estratégias de intervenção para prevenção em saúde pública, principalmente por atuarem na prevenção de várias doenças não transmissíveis como a osteoporose.
Em termos de prevenção da osteoporose, o exercício que exige carga de peso, tem geralmente provado ser mais efetivo do que atividades realizadas em posição sentada, refere-se a um estudo realizado em 1983, o qual demonstrou que exercícios com cargas de peso aumentaram a densidade mineral da coluna lombar em 4 a 6% durante 8 a 9 meses em mulheres em período pós-menopausa, em contraste com indivíduos controle sedentários perderam de 1% a 3% de densidade mineral óssea durante o mesmo período. Argumentam que a atividade física regular parece ter efeito positivo em várias funções fisiológicas, e uma forma de atividade física que vem sendo bastante estudada em indivíduos idosos na última década é o treinamento contra a