Benefícios da atividade física para o aparelho locomotor passivo
ANATOMIA HUMANA
“Benefícios da Atividade Física para o Aparelho Locomotor Passivo”.
BELO HORIZONTE 2013
TEMA:
Influência da atividade física no tratamento da osteoporose através de mudanças no estilo de vida e seus efeitos positivos no desenvolvimento e controle da massa óssea.
OBJETIVOS:
• Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde (osteoporose). • Verificar se nas academias, clubes ou mesmo nos projetos da Terceira Idade que existem em muitos municípios, os profissionais são qualificados, se fizeram especialização na área e, portanto, se tem conhecimentos sobre o assunto.
• Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação, etc.), se os programas são específicos para o grupo, e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos.
• O tipo de exercício que influencia na mineralização óssea em diferentes lugares de acordo com a modalidade escolhida.
• As intervenções de exercícios físicos direcionadas para a melhoria da massa óssea em pessoas idosas, com a identificação dos parâmetros adotados no controle do exercício físico (intensidade, volume e freqüência).
• Quais os efeitos e possíveis comprometimentos gerados pelo treinamento esportivo vigoroso e precoce sobre a saúde óssea.
• O conceito, as causas, sintomas, diagnóstico, fatores de risco e tratamento da osteoporose.
INTRODUÇÃO:
Na população atual observa-se um aumento significativo na incidência de doenças crônico-degenerativas devido ao sedentarismo, acelerando o processo de envelhecimento. Essa diminuição da capacidade física , incluindo a saúde óssea, é o preço que se paga pela dependência