Adsorção
Engenharia Química
Química Geral e Experimental III
Adsorção
Data de Entrega: 24/11/2012 Componentes do grupo: Hugo Leonardo Baldini Medeiros R.A: 102966
Kauana Martins Iglesias R.A: 101393
Daniel Henrique Parisi Zampieri R.A: 102814
João Antonio Farinelli Garcia R.A: 104649
Introdução
A adsorção é uma operação de transferência de massa do tipo sólido-líquido na qual se explora a habilidade de certos sólidos em concentrar na sua superfície determinadas substâncias existentes em soluções líquidas ou gasosas, o que permite separá-las dos demais componentes dessas soluções.
O princípio da adsorção baseia-se na existência de forças na superfície externa dos sólidos, onde uma parte das ligações químicas acha-se livre. Quando as moléculas de um fluido que é posto em contato com o sólido incidem nesses pontos ativos de valências parciais, uma força de atração mais ou menos intensa entre o sólido e as moléculas do fluido pode provocar sua concentração na superfície do sólido. A intensidade das forças de atração depende da natureza do sólido e do tipo de moléculas adsorvidas, além de variar com alguns outros fatores como temperatura e pressão.
Dependendo das circunstâncias a união entre o sólido adsorvente e o adsorbato, (substância adsorvida), poderá ser tão forte que a adsorção apresenta as características de uma reação química. A adsorção física ou de Van Der Waals é um processo rápido e facilmente reversível que decorre da ação de forças de atração intermoleculares fracas entre o adsorvente e as moléculas adsorvidas. Já a adsorção ativada ou quimisorção resulta de uma interação muito mais intensa entre a substância adsorvida e o sólido adsorvente.
São várias as aplicações industriais que utilizam a adsorção como, remoção da humidade de gases; recuperação de vapores de solventes valiosos arrastados pelos gases; remoção da umidade da gasolina; branqueamento das soluções de açúcar, de óleos