Adsorção
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
EDMILSON
FABRÍCIO
FELIPE AUGUSTO
IVISSON
JHONATAN
LAINTON
PAULO OTÁVIO
SEMINÁRIO DE QUÍMICA: ADSORÇÃO
ARACAJU
2013
EDMILSON
FABRÍCIO
FELIPE AUGUSTO
IVISSON
JHONATAN
LAINTON
PAULO OTÁVIO
SEMINÁRIO DE QUÍMICA: ADSORÇÃO
Seminário apresentado como requisito parcial da disciplina Química III, ministrada pel Profº. Giancarlo Richard, no 3º Semestre de Engenharia de Petróleo.
ARACAJU
2013
Adsorção
Adsorção pode ser entendida como a concentração de uma substância química na interface de duas fases. A interface pode ser entre sólido-líquido, sólido-gás, líquido-líquido ou gás-líquido. O composto onde ocorre a adsorção é o adsorvente, e a substância adsorvida é o adsorvato. Aqui. Abaixo estão os dois tipos mais importantes de adsorção, entre gás-sólido e líquido-sólido.
Adsorção de Gases em Sólidos
Os melhores adsorventes sólidos são substâncias de elevada porosidade, como platina finamente dividida, sílica-gel, carvão ativado. O processo de adsorção dos gases por sólidos têm as seguintes características: A) A adsorção é seletiva: alguns gases são adsorvidos em grandes quantidades, outros apenas em pequeninas porções, e alguns não são adsorvidos por um dado adsorvente. B) A quantidade de gás adsorvido depende da temperatura: quanto mais elevada for a temperatura acima da temperatura crítica do gás, menor será a quantidade adsorvida. O oxigênio, na temperatura ambiente, é muito pouco adsorvido pelo carvão, pois a sua temperatura crítica é em 119 ºC. Por outro lado, a cloropicrina, o amoníaco e outros gases, bem abaixo das respectivas temperaturas críticas, são muito adsorvidos a 25 ºC. É este o efeito que torna possível a eficiência das máscaras contra gases. C) A adsorção é muito rápida: uma máscara contra gases é eficiente, pois pode remover substâncias perigosas do ar inspirado numa fração de segundo. A velocidade da adsorção depende, no entanto, do grau de