Adsorção
INTRODUÇÃO
Existem vários fenômenos que ocorrem não em toda a porção da matéria, mas somente em sua superfície. São os chamados fenômenos de superfície ou fenômenos de interface. Entre estes fenômenos, está à capilaridade, a mol habilidade, a tensão superficial e a adsorção. Neste trabalho, o fenômeno de interesse é a adsorção, especificando o que é o processo de adsorção, como ocorre e o tratamento matemático do processo.
Neste trabalho vamos apresentar alguns usos do método de adsorção no nosso dia-a-dia.
ADSORÇÃO
Adsorção é a adesão de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente); o grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da área da superfície - os sólidos porosos como o carvão ativado são ótimos adsorventes. As forças que atraem o adsorvente podem ser químicas ou físicas.
TIPOS DE ADSORÇÃO
Adsorção química: é específica e é empregada na separação de misturas. Nela as moléculas (ou átomos) unem-se à superfície do adsorvente através da formação de ligações químicas (geralmente covalentes) e tendem a se acomodarem em sítios que propiciem o maior número de coordenação possível com o substrato. Uma molécula quimicamente adsorvida pode ser decomposta em virtude de forças de valência dos átomos da superfície e é a existência de fragmentos moleculares adsorvidos que responde, em parte, pelo efeito catalítico das superfícies sólidas.
Adsorção física: é empregada em máscaras contra gases e na purificação e descoloração de líquidos. Nela as moléculas do adsorvente e do adsorvente interagem por interações de van der Waals, que apesar de serem interações de longo alcance, são fracas e não formam ligações químicas. Uma molécula fisicamente adsorvida retém sua identidade, embora possa ser deformada pela presença dos campos de força da superfície.
Adsorção de troca iônica: o sólido cede íons ao fluído recebendo deste, outros íons.
APLICAÇÕES DA ADSORÇÃO
É utilizado em aparelhos muito simples, tais