oseoporose

2824 palavras 12 páginas
OSCAR RODRIGUES COITO
1093909

TRABALHO ANATOMIA HUMANA GERAL
OSTEOPOROSE

CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: Thiago Candido Alves

PALMAS – TO
13 de Maio de 2013

SUMARIO

LOCAIS COM MAIS INCINDENCIAS DE FRATURA
PREVENÇÃO
SINTOMAS
EPIDEMIOLOGIA
PREVENÇÃO
BISFOSFONATOS
REPOSIÇÃO HORMONAL
ADMINISTRAÇÃO DE CALCIO
ATIVIDADE FISICA
CONSUMO DE LEITE E DERIVADOS
PROGNOSTICO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos.
Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
LOCAIS COM MAIS INCINDENCIAS DE FRATURA
Coluna vertebral - Pessoas idosas podem fraturar as vértebras da coluna com frequência. A chamada corcunda de viúva é uma deformação comum e pode até levar à diminuição de tamanho do doente.
É muito importante saber que as maiorias das fraturas que ocorrem na coluna se situam na região torácica e não na região lombar como tem sido descrito pela maioria dos hematologistas e ortopedistas. Vários pesquisadores estadunidenses já tinham constatado esse fato. Após revisão dos trabalhos publicados nos últimos 15 anos, o Serviço Preventivo da Força Tarefa Americana a partir de 2002 passou a orientar a densitometria da coluna lombar apenas para as pacientes acima de 65 anos se não possuírem antecedente de fratura na família. Também

Relacionados