Aborto Eugenésico
Hugo Leonardo Araújo Ferro
Sumário: Introdução; 1 Histórico sobre o Aborto ;2 Conceitos de Aborto ;3 Aborto Eugenésico;4 Argumentos favoráveis ao Aborto Eugenésico;Conclusão;Referências
RESUMO
Este trabalho versa sobre o aborto, onde apresento o seu histórico através dos tempos, aplicando os seus mais diversos conceitos, e onde foca-se em um tipo específico de aborto, o chamado aborto eugenésico, o qual explicarei o que este vem a ser, e quais os motivos favoráveis para que o mesmo não seja proibido.
Palavras-Chave: Aborto-Eugenésico-Vida
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma pequena exposição sobre um assunto tão recriminado em nossa sociedade, o aborto. Propomo-nos a fazer um estudo sobre o mesmo, e onde nos focaremos principalmente em um tipo específico o “Aborto Eugenésico”.
Analisaremos através de um breve histórico, desde as primeiras civilizações, passando por todas as épocas,mostrando como este era visto em diferentes períodos.Em seguida nos enfocaremos em aplicar seus conceitos, e mais propriamente em analisar, o tipo, aborto eugênico,onde apresentaremos as nossa considerações sobre mesmo.
1 HISTÓRICO SOBRE O ABORTO
A pratica de aborto, durante longo lapso temporal, não era prevista como delito. Predominava, inicialmente, a total indiferença do Direito em face do aborto, considerando o feto como parte integrante do organismo materno e, de conseguinte, deixando a critério da mulher a decisão acerca da conveniência ou não de dar prosseguimento à gravidez, sendo a administração de substâncias abortivas,vedada em razão do perigo provocado,ou da lesão que efetivamente produzida para a saúde da mulher.
Em Roma nos primeiro tempos, não era sancionada a morte dada ao feto,o produto da concepção longe de ser titular de direito à vida,era um produto do corpo da gestante.Com o reinado do imperador Septimius(193-211 d.C),o aborto passou a ser considerado crime,se praticado pela própria mãe,era