jonas
Em uma das últimas cenas do filme, Jonas vibra com o aprendizado de sinais e o utiliza para nomear tudo que o rodeia: árvores, folhas, objetos, pessoas, etc. Com isso, ele consegue entender o significado de conceitos que, até então, não eram compreendidos e, até mesmo, consegue dar sentido às experiências vividas, como a morte de seu avô.
Quando analisamos de maneira crítica o valor da Língua de Sinais para as crianças surdas, percebemos a importância da aquisição de uma língua compatível com as necessidades de comunicação dessas pessoas e uma maneira acessível de desenvolver suas habilidades e sua possibilidade de comunicação com o mundo que as cerca.
Podemos utilizar o longa-metragem) como um excelente instrumento facilitador do questionamento sobre a cultura surda. Seu nome é Jonas é recomendado para professores e alunos, pois possibilita reflexões que contribuem para o aprendizado sobre a surdez e se destina também àqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a cultura surda.
Ao longo do filme, o ensino de uma língua é visto pela família como forma de sair do isolamento no qual se encontrava e nisso se evidencia o conflito entre oralizar a criança ou utilizar a