jonas
- Jonas era profeta do Senhor.
- Nínive era a capital Império Assírio, inimigo de Israel. Era uma nação perversa, cruel e imoral.
1. Chamada: “Levanta-te”.
2. Comissão: “Vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque sua malícia subiu até mim”.
3. Desobediência: “Fugiu de diante da face do Senhor para Társis”.
* Motivo? Jonas fugiu da chamada divina, recusando-se a entregar a mensagem de Deus a Nínive, porque receava que os seus habitantes se arrependessem e Deus os livrasse do juízo. O profeta não queria que o Senhor tivesse misericórdia de nenhuma nação, exceto Israel. Jonas se esquecera de que o propósito de Deus para com Israel era que este fosse uma benção para os gentios, e os levasse ao conhecimento de Deus.
A reação de Jonas foi totalmente diferente de Isaias e de Paulo:
- Isaias disse: “Eis-me aqui...”
- Paulo disse: “Que queres que eu faça?”
Vontade de Deus X Vontade do Homem
Devemos estar sempre no “Centro da vontade de Deus”.
O problema de Jonas era que ele não priorizava a vontade de Deus.
4. Consequências da desobediência (rebeldia):
a) Para Jonas: A desobediência traz disciplina (v. 4). “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te” Ap 3.19.
- AS 4 DESCIDAS DE JONAS: “desceu a Jope (v.3)”, “desceu para dentro do navio (v.3)”, “desceu aos lugares do porão (v.5)”, e desceu à profundezas do mar (v.15). Quando a pessoa foge da presença de Deus, sua vida vira uma tormenta, uma tribulação, entrando em declínio.
- Jonas queria ir para um lugar para onde ninguém o poderia encontrar. O homem tenta fugir, mas não pode se esconder de Deus.
Certamente Jonas pensava: “Se eu não for Deus não vai falar...”. Deus não está condicionado a nós. Embora Deus não esteja condicionado a nenhum de nós, por divina implicância ele se condiciona. Ele poderia ter falado com qualquer outra pessoa no lugar de Jonas: “Jonas foi pra Társis, vai você meu filho”. Em Israel