Marketing de Relacionamento - Position Paper
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – CEAVI
Position Paper – Marketing de Relacionamento
Luís Roberto Weck luisrweck@gmail.com Com a era da informação, o mercado está repleto de novos produtos, novas marcas, tecnologias avançadas, preços para atender vários tipos de consumidores e organizações buscando seu espaço nessa enorme competição. É nesse ambiente que as organizações definem suas estratégias de marketing, como vencer essa disputa, ganhar mercado e fidelizar clientes.
No Marketing de Relacionamento, as organizações buscam manter relações duradouras com os clientes, fazendo com que estes deixem de ser apenas consumidores esporádicos e passem a ser clientes fiéis. As empresas voltadas ao cliente elaboram estratégias de Marketing de Relacionamento para que seus produtos e serviços estejam cada vez mais próximos dos seus clientes, conquistando-os com o valor dos produtos entregues e a qualidade do atendimento que disponibilizam.
Porém, analisando as situações, podemos perceber que o marketing de relacionamento nem sempre é a melhor resposta para a empresa. Idealmente deve ser aplicado com clientes em que a taxa de retorno e/ou fidelidade é ou poderá ser alta, tal qual em empresas de grande porte onde as os investimentos são altíssimos, porém são seletos.
Em casos de grandes empresas negociando com milhares ou milhões de clientes, o Marketing interno talvez seja mais importante, visto que o canal do cliente final com a empresa é o funcionário.
Criando um ambiente em que o cliente se sinta confortável e bem vindo faz parte da receptividade da empresa assim como um funcionário de bom humor que vem disposto e feliz todos os dias ao trabalho.
Existem também casos em que a compra do cliente é ocasional e dificilmente terá a necessidade de voltar a utilizar o serviço ou produto. Dessa maneira, a aproximativa mais adequada é o Marketing Transicional Tradicional.