Aborto de feto anencefalo
“A curta potencialidade ou perspectiva de vida em plenitude com desenvolvimento perfeito segundo os padrões da experiência ordinária, não figura sob nenhum aspecto razão válida para obstar-lhe a continuidade.” Ministro Cezar Peluso.
SUMÁRIO: INTRODUÇÃO – 1 INTRODUÇÃO; 2 A HISTÓRIA DO ABORTO; 3 A ANENCEFALIA;4JUSTIFICATIVA DO ABORTO NOS CASOS DE ANENCEFALIA; 5 A LEGISLAÇÃO SOBRE O ABORTO; 6 O ARTIGO PRINCIPAL: ADPF 54; 7 DIREITO À VIDA; 8 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 9 O DIREITO DE LIBERDADE; 10 O JUSNATURALISMO MODERNO E OS DIREITOS DE LIBERDADE;11 DIREITO À SAÚDE; 12 A RELATIVIDADE DOS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS;13 A LIBERDADE DE ESCOLHA DA GESTANTE;14 CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
O DIREITO À VIDA E A DIGNIDADE DA PESSOA VERSUS À QUESTÃO DO ABORTO FETOS ANENCÉFALOS
Estarei abordando neste trabalho de APS este tema tão polemico que nos faz refletir e gera muitas indagações; Pois este conflito incessante de realizar ou não o aborto. É crime ou não é crime tudo isto está muito relacionado com as questões culturais, intelectuais, com a moral, com aquilo que a determinada sociedade aceita como virtudes. Um dos fatores que interferem mais integralmente é a questão da religião, das crenças.
Este trabalho aborda o conceito, os aspectos legais sem esquecer-se do principio fundamental do Direito que é o Direito da Vida Humana que é um principio básico, é o inicio de tudo, da formação das regras, das leis.
Levando em consideração que cada caso é um caso e que um profissional do Direito acima de Tudo deve ser atento aos detalhes e procurar a melhor argumentação para cada situação.
Aborto Anencéfalo uma polemica que vem sendo discutida ao longo dos tempos, bem como todos os tipos de aborto e o nosso país que está em pleno crescimento e desenvolvimento busca solucionar este conflito social, cultural e principalmente um problema de saúde publica.
A HISTÓRIA DO ABORTO
Segundo a Antropologia, remonta à Antiguidade.