Abordagens Psicológicas da Aprendizagem
Maria Gislaine Marques Perassinoto é professora de Ensino Fundamental nas Prefeituras Municipais de Louveira e de Vinhedo, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Evely Boruchovitch é Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles. José Aloyseo Bzuneck tem doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Professor titular da Universidade Estadual de Londrina, Paraná-PR, Brasil.
O artigo elaborado por Maria Gislaine Marques Perassinoto, Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck, propõe uma discussão sobre a importância de promover um ambiente estratégico que favoreça o aprendizado, bem como aspectos que motivem o aluno para o mesmo, seja de forma intrínseca, em que o empenho e a satisfação partem do próprio indivíduo, ou extrínseca, de modo que seja impulsionado a realizar determinadas tarefas por motivos externos (pressão, recompensa...). Esta, não se assemelha à desmotivação, na qual não há possibilidades de qualquer tipo de ação.
Com a intenção de avaliar as relações entre a motivação e as estratégias de aprendizagem, foi elaborada uma pesquisa, realizada por 314 alunos, que cursavam o 3º, 5º, 7º ou 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas do interior de São Paulo, buscando, especialmente, observar: a frequência em que os alunos usam estratégias de aprendizagem cognitivas (absorção a utilização conhecimentos novos, associados à outros já existentes na estrutura cognitiva) e metacognitivas (capacidade de avaliar, organizar e, principalmente, controlar o que e como