EaD_Comunicação
1236 palavras
5 páginas
ABORDAGENS PEDAGÓGICASVania Aparecida Marques Leite
Abordagens Pedagógicas: concepções de aprendizagem e sua relação com o ensino.
Sabe-se que uma das finalidades da Educação é promover o desenvolvimento psicológico dos indivíduos e, para atingir esse objetivo, a Educação conta com as contribuições teóricas da Psicologia acerca de como aprendemos.
Podemos dizer que toda prática educativa, seja de forma consciente ou não, implica numa concepção de como se aprende e, consequentemente, de como devemos ensinar. No intuito de promover uma reflexão acerca das concepções de aprendizagem e ensino que orientam a prática educativa, apresento a seguir uma síntese das principais teorias psicológicas que tem influenciado na organização metodológica e no currículo de cursos a distância.
Utilize outras fontes de pesquisa para o aprofundamento, já que a este texto cabe um tratamento superficial do tema.
Comportamentalismo
O ponto principal no comportamentalismo é que a aprendizagem ocorre com a mudança de comportamento, provocada por meio de estímulo e resposta.
Um exemplo disso é a aprendizagem da língua materna. Aprendemos a falar, porque quando balbuciamos pela primeira vez, esse comportamento então é reforçado por alguém (nossos pais, geralmente), servindo assim como estímulo para que tal comportamento de balbuciar fosse repetido por nós.
O comportamentalismo não leva em consideração o que ocorre dentro da mente do sujeito durante o processo de aprendizagem e sim as respostas emitidas por este sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo.
Algumas ideias da abordagem comportamentalista voltadas ao ensino:
- As pessoas aprendem colocando em prática o que estão aprendendo
(aprender fazendo).
- Sabemos que alguém aprendeu quando o seu comportamento revela isso.
- As tarefas devem ser decompostas em etapas. O aluno deve partir para uma etapa seguinte, apenas quando demonstrar que aprendeu a anterior.
- A aprendizagem depende