Diabetes Mellitus
O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica em que os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão elevados, por problemas na produção ou no funcionamento da insulina. A insulina é um hormônio produzido por uma glândula chamada pâncreas, que se localiza no abdômen, próximo do estômago. Ele tem a função de passar a glicose do sangue para dentro das células, onde será utilizada como fonte de energia. Quando o nosso corpo não produz insulina suficiente ou essa não funciona adequadamente, precisamos aplicá-la sob forma de injeção. No Diabetes Tipo 1, que surge em crianças e adultos jovens, existe uma ausência da produção de insulina. Neste caso o tratamento com insulina deve iniciar no momento do diagnóstico. No Diabetes Tipo 2, que geralmente aparece em pessoas acima de 40 anos, ainda existe uma produção de insulina, que pode ser insuficiente ou não funcionar como deveria. Neste caso, existe a possibilidades de se tratar com comprimidos. Quando estes não controlam mais o diabetes, pode ser necessário o uso de insulina. Mulheres com diabetes que engravidam ou que desenvolvem diabetes na gestação, podem necessitar do uso de insulina conforme prescrição médica, quando somente a dieta não controlar os níveis de glicose.
INSULINA
Existem vários tipos de insulina e elas podem ser diferentes quanto a sua origem e quanto ao seu tempo de ação (tempo de funcionamento em nosso corpo). Quanto a sua origem, pode ser de três tipos:
Suína: feita do pâncreas do porco.
Mista: feita do pâncreas do porco e do boi (misturadas).
Humana: feita a partir da insulina do porco que, nos laboratórios farmacêuticos, é transformada numa insulina igual a nossa. Algumas insulinas humanas são totalmente produzidas em laboratório por engenharia genética.
O seu médico vai indicar qual é o melhor tipo a ser usado.
Tempo de ação das insulinas
Tipo de Insulina
Aspecto
Ação
Tempo para início do efeito
Pico (força máxima)