Diabetes Mellitus
O diagnostico dos distúrbios metabólicos da glicose depende de demonstração de alterações na concentração de glicose no sangue.
O diagnostico do diabetes mellitus depende de demonstração de hiperclicemia. Para a DM1 a hiperglicemia aparece subitamente, é severa e esta acompanhada de distúrbios metabólicos; No DM2 o diagnostico deve ser cuidadoso, pois as alterações da glicose podem ser moderadas.
Os critérios laboratoriais aceitos para o diagnostico de diabetes mellitus são:
- Glicemia Casual: Sintomas de poliura, polidipsia e perda ponderal, acrescidos de glicemia casual 200 mg/dl. Compreende-se por glicemia casual aquela realizada a qualquer hora do dia, independente do horário das refeições.
-Glicemia de Jejum: Glicemia de jejum 126 mg/dl. A determinação da glicemia é realizada com o paciente em jejum (8 horas sem ingestão calórica). Resultados normais não devem excluir o diagnostico de distúrbios metabólicos dos carboidratos.
-Glicemia dc 2 horas após sobrecarga: glicemia 200mg/ld 2 horas após a ingestão de 75g de glicose. Normalmente após a sobre carga de glicose, a glicemia tende a retomar ao normal dentro de duas horas. Valor de referencia 140mg/ld.
Para a realização deste teste algumas considerações devem ser levadas em conta:
. Período de jejum em 8 horas.
.Ingestão de 150g de carboidratos nos 3 dias que antecede a realização do teste.
. Atividade física normal.
.Não fumar ou caminhar durante o teste.
. Medicações que possam alterar o resultado devem ser cuidadosamente anotados.
. Ingerir 75g de glicose anidra (ou 82,5g de glicose monoidratada), dissolvidos em 250 ou 300ml de agua, em no máximo 5 minutos.
. O sangue coletado deve ser centrifugado imediatamente para a separação do plasma e medição da glicemia.
. O teste consta de uma coleta de sangue venoso em jejum e outra amostra 2 horas após a ingestão de 75g de glicose.
Diabetes Mellitus
O diabetes mellitus (DM)